segunda-feira, 12 de março de 2012

NOVINTER 2012: “De olhos fixos em Jesus” (HB 12, 1-3)


Nos dias 4 a 9 de março, aconteceu em Vinhedo/SP a primeira etapa do NOVINTER, encontro que reúne Noviços e Noviças, juntamente com seus formadores(as) que fazem parte da sub-regional Campinas da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil). O encontro foi realizado na casa de retiros Siloé do Mosteiro de São Bento. 


Estiveram reunidos noviços e noviças de diversas Ordens e Congregações, como: Agostinianos, Estigmatinos, Irmãos Pobres de São Francisco, Jesus Sacerdote, Salvatorianos, Missionários do Sagrado Coração, Redentoristas, Noviças Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria, Irmãs de São José e Irmãs Franciscanas da Penitência, e nós Xaverianos.

“De olhos fixos em Jesus” (HB 12, 1-3) foi o tema escolhido para o NOVINTER 2012, e no seguimento deste ideal junto aos diversos carismas fomos conhecendo-nos, integrando-nos e juntos caminhando “olhos fixos em Jesus”.
O NOVINTER (Encontro de Noviços e Noviças) é um momento especial na formação da etapa do noviciado, pois proporciona a criação de vínculos entre os futuros religiosos e religiosas das diversas Ordens e Congregações. É um momento de parada em que, juntos nos conhecemos e aprendemos mais sobre a vida religiosa, e conhecemos também a diversidade de carismas.

O encontro foi assessorado pela Ir. Maria de Fátima Rolim, Psicóloga Clínica e Religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, tendo como abordagem “A Psicologia da Vida Consagrada”. O modo com que o encontro foi desenvolvido nos deu muita tranqüilidade para vivenciarmos a temática e para a convivência entre as Congregações e Ordens ali reunidas.
Ir. Fátima seguiu nos envolvendo por meio de muitas dinâmicas, e pela releitura do livro do profeta Jonas, nos fazendo uma interiorização e como ela mesma dizia: “deixar-se desaprender para compreender os nossos problemas, desejos, anseios. Conhecer a si mesmo é a maior das disciplinas, pois quando conhecemos a nós mesmos, conhecemos a Deus”. Sua abordagem sobre a temática da Psicologia na Vida Religiosa como tema central dessa I Etapa, certamente indicou caminhos valorosos para que cada noviço e noviça possa conhecer-se, integrar-se e doar-se, como momento de suma importância no processo de individuação na vida consagrada. 
A etapa formativa do noviciado associada à participação no NOVINTER nos proporcionou uma vivencia especial, e uma grande riqueza cultural, pois neste encontro além de estarem presentes noviços e noviças das diversas regiões do país, haviam de outros países como: Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e do Continente Africano. Todo o encontro foi regrado de momentos de oração, partilha e descontração em que juntos convivemos como família.
Os Xaverianos que estiveram presente foram: Fábio Luiz Padilha e José Matias Filho, pré-noviços que ingressaram na comunidade do noviciado Xaveriano de Hortolândia em 03 de fevereiro de 2012, o Fábio vindo de Limeira – SP, e Matias vindo de Londrina – PR, juntamente com o Mestre dos noviços Pe. Alfiero.


Neste mês de março participamos da primeira de 6 etapas deste ano com as próxima 5 etapas nos meses de maio, junho, julho, agosto e outubro.



Certamente foi um momento importantíssimo para a caminhada formativa do noviciado, como também um momento de crescimento pessoal que levaremos para toda a vida. O NOVINTER nos colocou no caminho para questionarmos sobre o que Deus quer manifestar através de nós. De olhos fixos em Jesus seguiremos nosso caminho rumo à consagração de nossas vidas no carisma missionário de nossa Congregação: “fazer do mundo uma só família”!






Nenhum comentário: