domingo, 22 de maio de 2016

Conectar-se à fonte...Mas, que fonte???



Na atualidade, todos ou quase grande parte das pessoas possuem celular para se comunicar. É verdade que esta tecnologia muito tem evoluído na medida em que corre os anos. Antes, o fim único do mesmo era fazer ligações. Hoje, agrega em si uma variedade de ferramentas com o objetivo de melhorar o serviço ao usuário. Assim, tem-se a câmera para filmagem e fotos, TV, jogos, internet, aplicativos de redes sociais, entre outros acessórios. Com isso, ampliou-se sua utilidade, ganhando uma característica multifuncional.
Com essa constatação, pode-se afirmar que o celular mantém as pessoas conectadas com o mundo inteiro. Não há mais distâncias virtuais. Tudo se tornou acessível. É raro entender a vida sem o uso desse dispositivo que se tornou de certa maneira central no dia-a-dia das pessoas.
Entre todos os cuidados que o usuário deve ter para desfrutar melhor do seu serviço, há aquele considerado fundamental, sem o qual todas as demais tarefas não funcionam, mesmo nos mais sofisticados aparelhos. É a carga elétrica armazenada na bateria do dispositivo. Percebe-se assim, que o “coração” do celular é a bateria. É ela que mantém funcionando as tarefas. Esgotando-se, nada funciona. Para evitar os transtornos do “apagão”, quem o utiliza mantém-se alerta, evitando deixar descarregar a bateria. É um trabalho de vigilância constante para quem a vida gira em torno.
Esta mesma exemplificação pode ser aplicada à vida cristã. Faz todo sentido. É necessário se conectar a fonte para continuar abastecido e assim permanecer comunicando Deus. Como o celular precisa de tempo em tempo voltar e ficar na fonte, o cristão precisa da Fonte, que é o próprio Deus. Sozinho não consegue se manter por muito tempo funcionando. Não importa todo o conhecimento adquirido na ciência, se estes não nos colocam em comunhão com o Criador. Em cada ser humano existe o chip que tem a marca de Deus. Parafraseando santo Agostinho, esta marca nos manterá inquietos enquanto não nos encontrarmos nEle.
É o próprio Jesus que nos diz “Eu sou a videira e vocês são os ramos.  Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada”. (Jo 15, 5)
A vida contemporânea é agitada. Este agito demanda energia. Notar em si essa necessidade da fonte-Maior, é importante. Interrogar-se também “Em quais fontes estou abastecendo minha vida?”, é necessário. Não temos em nós a marca de Cristo como simples adesivo, mas, como algo permanente, indelével (que não se apaga). Seja um constante pedido na vida “Ensina-me a cumprir tua vontade” (Sl 143, 10). É o começo de um caminho que perpassa toda a vida cristã. No entanto, reunir-se em Comunidade (povo de Deus) é também preciso. É nela que encontramos a Eucaristia, fonte e alimento de nosso ser cristão. Padre Tournade (2005, p.79), na obra Um amigo a ser descoberto, destaca que “Um cristão solitário é, muitas vezes, um cristão em perigo”. Unidos podemos ser sempre mais. Voltemos à Fonte e sejamos a expressão viva do próprio evangelho na sociedade!




Nenhum comentário: