domingo, 19 de junho de 2016

Na caminhada da Misericórdia


Ontem, sábado, 18 de junho de 2016, a Paróquia São Guido Maria Conforti articulado com o Noviciado Xaveriano, realizou aCaminhada da Misericórdia’. A concentração dos participantes aconteceu as 14:30hs na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora (Jd. Novo Ângulo), reunindo Catequese, Acólitos, Coroinhas, Infância Missionária, Juventude, além das famílias e lideranças de toda a paróquia. O início da caminhada deu-se as 15:00hs com a acolhida dos organizadores e motivação desse momento orante, recordando a importância do Ano Santo que toda a Igreja vivencia. A seguir caminhou-se com destino à Comunidade Cristo Libertador (Bairro Perón). Acompanhou esta peregrinação, a cruz, os banners do Ano Santo, as faixas, cartazes, além da grande alegria e disposição de todos, com momentos de oração, cantos e reflexão sobre as Obras de Misericórdia.
A caminhada foi permeada de 07 paradas para meditação, iluminados pela catequese do Papa Francisco sobre a Misericórdia: 1)-O essencial do Evangelho é a Misericórdia; 2)-Dar de comer e beber a quem tem fome e sede; 3)-Visitar os doentes; 4)-Consolar os aflitos e rezar pelos vivos e mortos; 5)-Dar pousada aos peregrinos e vestir os nús; 6)- Visitar os presos; 7)-Fazer o bem a quem não é capaz de nos retribuir;

A última reflexão foi feita as 16:30hs, convidando os peregrinos a olharem para o presídio, localizado a alguns metros de distância de onde se concentrava a caminhada, e rezar por estes irmãos/ irmãs e seus familiares. Chegou-se à Comunidade Cristo Libertador, destino final do percurso, as 16:40hs, onde todos se prepararam para a Hora Santa da Misericórdia. Os padres iniciaram o atendimento do sacramento da reconciliação e as 17:00hs fez-se a exposição do Santíssimo para o momento de adoração. Foi o momento ápice de todo a caminhada, colocando-se diante daquEle que é a fonte desse amor misericordioso. Enquanto ocorria a adoração, seguia também o atendimento da confissão, com a disponibilidade dos 03 padres da paróquia.

O encerramento da Hora Santa deu-se por volta das 18:30hs, com a bênção do Santíssimo, e logo em seguida houve o momento de confraternização, preparada pela catequese e lideranças da paróquia.

A Caminhada da Misericórdia convocou o povo para sentir a profundidade do Ano Santo, e por onde passou, sobretudo, pelas ruas do bairro, chamou atenção, deixando a curiosidade em quem ainda não conhece, referente a este gesto de fé que toca à todos nós. Parabéns aos organizadores e participantes! Que São Guido Maria Conforti interceda para que a chama da misericórdia não esfrie em nossos corações!

Nenhum comentário: