sábado, 25 de fevereiro de 2017

Infância e Adolescência Missionária...

(Giomar Henrique)
“De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!”
 
A Infância e Adolescência Missionária (IAM) da Paróquia São Guido Maria Conforti deu início às suas atividades em 2017 com a missa de abertura no domingo, 12 de fevereiro de 2017, presidida pelo pároco Pe. Lucas Marandi. A missa realizou-se na comunidade Santa Edwiges (Jd. Nova América), as 8:00hs, em ação de graças também pelo aniversário do grupo da respectiva comunidade que completou 2 anos de caminhada.
A celebração foi preparada com dedicação e carinho, seja os cantos e a liturgia como toda, com a colaboração dos assessores. Ao longo da celebração deu-se destaque: na procissão de entrada, com as crianças e adolescentes que fizeram as leituras; no ofertório, onde além do pão e do vinho para a consagração, ofertou-se também cachos de uva, pão caseiro, alimentos para a cesta a ser doada na comunidade, assim como as lembrancinhas e o terço missionário; no momento de comunhão, buscando aproximar ainda mais as crianças do banquete que é a Eucaristia, organizou-se a partilha de bisnaguinhas logo após a comunhão dos adultos. Todas as crianças receberam na alegria de quem sente-se parte da mesma mesa da refeição.
Durante a homilia Pe. Lucas questionou a assembleia a respeito das crianças e adolescentes da IAM perguntando se todos conheciam quem eram, o que faziam, por que existiam. A seguir, aproveitou para contar um pouco da história da Infância Missionária, o seu surgimento com a iniciativa do bispo Dom Carlos Forbin, orientado pela Paulina Jaricot, em 1843, na França. Os missionários amigos de Dom Carlos narravam-lhe por meio de cartas a gritante realidade que viviam as crianças da China naquele período. Deste apelo, nasceu o projeto missionário na qual as crianças foram as protagonistas: uma Ave-Maria por dia e uma moedinha por mês. Ganhava vida assim a pequena semente da Obra Santa Infância, hoje, Infância e Adolescência Missionária, que se espalhou pelo mundo inteiro.

Hoje as crianças e adolescentes missionários assumem o mesmo compromisso: oração e solidariedade. São os dois aspectos que contribuem para que o Reino de Deus se difunda na vida de todos. Na recém Paróquia São Guido, os grupos caminham com o objetivo de se expandir para outras comunidades, considerando que é um projeto belo, um canteiro de vocações missionárias que merece todo cuidado e consideração por parte de toda a Igreja.
No término da missa, o pároco parabenizou o grupo pela preparação e participação, desejando que continuem a crescer no espírito missionário e possam assim envolver mais pessoas. A festa continuou no salão paroquial com o “parabéns” pelo aniversário do grupo Santa Edwiges e a partilha do bolo.
Parabéns missionários e missionárias da IAM! Que a caminhada de vocês continue acendendo a chama do amor nos diversos corações! Que São Guido Maria Conforti, São Francisco Xavier e Santa Teresinha rogue as bênçãos de Deus por cada um de vocês e seus familiares! Felicidades!

Nenhum comentário: