quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O lugar que Deus escolheu para mim


por Adriano Cunha Lima
(Com. Teologia - Iaundê - Cameroun)

Já fez um mês que saí do Brasil e quase um mês que estou no Cameroun. Estou fazendo uma experiência completamente nova... dasafiadora e divertida. Na Itália foram dias muito bons, conhecer cada pedacinho da Parma e da nossa história xaveriana (tendo como guia Mons. Cesar). Pude rever os confrades, velhos (Chiarelli, Gotti, Toffi...) e os jovens (Cesar e Tiago), sem contar a imensidão de novas pessoas, irmãos que gostei de conhecer, além das figuras mitológicas... (Costalonga, Marini, Ferro...). Dias que ganharam importância notável em minha caminhada. Contudo, ainda não tinha chegado em casa. Já estava ansioso para viajar para África e o dia chegou.
Até a Itália as coisas foram mais simples, entendia quase todas as palavras, e podia falar, embora os erros, meu italiano era suficiente para minha "curta estadia". Mas chegou o dia, estava viajando para o lugar que Deus tinha escolhido para mim, a língua se distanciou mais ainda da minha, já não compreendia como na Itália, e não conseguia falar sem um interprete, mas uma coisa eu entendia bem, a "fraternidade"... descobri uma família, minha família, que me acolheu muito bem, apesar de toda diferença entre nossas vidas. É muito bom ser cidadão do mundo... e encontrar irmãos onde quer que vá...
Eu gosto muito de falar e partilhar meus sentimentos e aqui não podia com tanta facilidade... uma experiência nova me convidava a guardar no coração... a rezar... e a expressar de outras formas.
Aceitei o desafio proposto... gostei de me sentir como criança, gostei de não saber falar, e gostei também de ser olhado como estrangeiro, principalmente pelas crianças (as de colo chegam a chorar quando me vêem, rsrsrsrsr). Muita coisa é muito diferente e justamente aí posso encontrar o divertido da vida: a novidade!
Muito obrigado, primeiro pela formação que recebi no Brasil, que me deram bases para bem viver, não são poucas as vezes que me lembro dos conselhos dos meus formadores. Segundo pela presença forte na minha família, isto me deu condições de partir em paz.
Por fim peço que reze por mim e por toda nossa comunidade (somos 15 estudantes e 3 padres, de 7 nacionalidades diferentes). Eu daqui rezo por vossa comunidade e principalmente pelo dom da perseverança aos nossos irmãos da filosofia, que espero poderem fazer esta experiência de partir; é um presente de Deus...
No dia 5 de outubro (segunda-feira) começo meu curso de francês, a língua é muito bonita, mas é bastante difícil... minha nova língua...


2 comentários:

Tiago Lacerda disse...

Caro irmão Adriano,
É muito bom receber notícias da missão, da caminhada daqueles que fazem a experiência de Deus junto ao povo que Ele confia a seus escolhidos.
Que Deus te abençoe e ilumine seus estudos e vocação.
Forte abraço.

Anônimo disse...

Oi Adriano que saudade de ti irmão. Mas que lindo saber que vc está onde Deus te enviou e feliz isso é muito bom.Que o Espirito te impulsione e seja sempre perseverante.
Te amamos com a ternura de Jesus Cristo.
Abraço fraterno
Rita e Antonio
Hortolandia SP