domingo, 18 de outubro de 2009

2º Estágio Vocacional - Londrina - PR


por Emerson Alves dos Santos
(Seminário menor - Londrina - PR)

Aconteceu de 09 a 12 de outubro o 2º Estágio Vocacional de 2009 no seminário menor xaveriano, em Londrina, com o tema: “Xaverianos – o modelo, o sonho, a família”.

Tivemos a presença de 8 vocacionados provenientes de 4 cidades diferentes: Anderson, Jacson, Lucas e Matheus, de Laranjeiras do Sul (PR); Alexandre e Felipe, de Curitiba (PR); André, de Hortolândia (SP) e Danilo de Sumaré (SP). Também estiveram presentes os padres Gabriel Guarnieri e João Bortoloci, além dos padres que já convivem conosco – Rafael Zocchetta, Fábio Casteli, Aléssio Cabras e Camilo Didoné.
Iniciamos com o jantar na sexta-feira e logo em seguida fizemos algumas dinâmicas de entrosamento. Para as tarefas, durante o convívio, dividimos todo grupo em quatro equipes e os padres num quinto grupo (como no EFOX).
Entre as diversas atividades de sábado, tivemos duas colocações: a vida de Francisco Xavier e a de Conforti, apresentadas por Moacir e Paulo, respectivamente. No domingo participamos da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e, após o almoço, fomos a uma chácara para um momento de lazer, alguns nadaram e outros divertiram-se com um jogo de cartas – UNO. Depois de voltarmos e banharmo-nos, jantamos e rezamos o terço missionário, no qual cada equipe preparou um ambiente com símbolos de seus respectivos continentes. Após o terço, nos divertimos jogando bingo. Na segunda-feira de manhã foi apresentada, por Evandersom e pelo padre Rafael, uma última colocação, que girou em torno do carisma Xaveriano.
Encerramos nossa convivência com a Santa Missa em nossa capela – festa de N. Sra. Aparecida –, seguida do almoço.
Peçamos a Deus, por intermédio da Virgem Maria, que ajude aos vocacionados, aos demais jovens do mundo e a nós, estudantes xaverianos a descobrirmos nossa vocação, para construirmos uma sociedade mais fraterna, realizando assim o sonho de Dom Conforti: fazer do mundo uma só família!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Xaverianos! Fiz novinter com o Geraldo. Ele estava, parece-me estudando teologia na Espanha. Perdi contato com ele. Gostaria de saber dele. Sou padre estigmatino.

Anônimo disse...

e-mail padre estigmatino: cassiopi60@hotmail.com

Salete disse...

Olá missionários Xaverianos, que saudades; vocês não sabem a falta que fazem, por onde passam deixam saudades eternas.
Destas saudades, Padre Camilo paz parte.
Onde esta vc Camilo?
Muitas saudades, Salete, nora da Dussantos.( comunidade são Raimundo Nonato)

salete disse...

Email de salete. Saleteaa@gmail.com