quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Superar todas as fronteiras


Por Francisco Corrêa Moraes
Com. Teologia – Parma – Itália
E-mail: francormort@bol.com.br

Porto de sal das lembranças
Das velhas palhas trançadas
Na rede de um outro riso
Às margens de outra cidade
Ah, os teus sonhos de rio!
(Olho de Boto - Composição: Nilson Chaves e Cristóvam Araújo)

Faço uma experiência nunca antes provada, mas arrisco em compará-la a um banho de igarapé (rio), só faz o “banho” quem tem motivação... E você se lança nas águas desse “rio misterioso” e ao mesmo tempo “amigo”. Nào hesitando em nadar, mergulhar, saltar da “cabeça da ponte” e viver sem reservas esse momento. (Pai d’égua nano!)
Creio que é mais ou menos assim o meu sentir e todos que fazem essa etapa de nossa formação, sabem o quanto é belo. O missonário sabe da importância desse esforço, de se sentir criança outra vez, de se deixar formar, aprendendo com os erros, e a cada dia prova o sentir de que não está sozinho.
Mais do que seres diferentes, somos pessoas normais que como qualquer outra deixou um pouco de espaço na sua vida para acolher o novo. Com disponibilidade para buscar aquilo que Deus tem a oferecer, na simplicidade do dia a dia, na presença da comunidade, na escuta e no apoio das pessoas que apareceram em nosso caminho.
A riqueza de nossa comunidade na perspectiva da universalidade, e no grande anseio de “fazer do mundo uma só família” nos convida a fazer a experiência da vida em comunidade internacional, então desde já partimos para fora de nosso país e cultura, para entrarmos na dinâmica de nossa espiritualidade, numa vivência prática.
E aqui estou em Parma na Itália, em meio a uma comunidade multicultural. Somos 14 estudantes provenientes dos seguintes países: (1) Indonésia, (2) Camarões, (1) México, (1) Burundi, (5) Congo, (1) Itália e (3) Brasil. Além da equipe formativa que é de quatro padres.
Nossa espiritualidade missionária nos convida a fazer esta maravilhosa aventura, e nos desafia a superar todas as fronteiras: geográficas e culturais, nos tornando irmãos de todos. Realizando em nos o sentido mais pleno de ser humano reconhecendo nossas fraquezas e limitações, revelando assim nossa capacidade de crescer.
Já se passaram dois meses, e a sensação é de que foi ontem que eu cheguei aqui! O acolhimento recebido, e a vida na comunidade me deram segurança e coragem, assim em poucos dias me sentia ambientado e sereno. Difícil foi me acostumar com a ideia de estar num lugar que só conhecia através dos escritos, ou seja, dum “cenário” com “figuras” e “personagens”. Aqui encontrei fatos e vestígios que muito me ajudaram a compreender a vida de nossa congregação, bem como reafirmaram minha paixão pela Família Xaveriana.

Parma é um lugar de convergência de nossa espiritualidade missionária, pois aqui está a Casa Mãe da Congregação, onde passam muitos confrades de retorno das missões, ou que aqui buscam tratamentos de saúde, eu os chamo de “heróis e santos” pelo tanto que já se gastaram nas missões, como pelo testemunho de serenidade e oração nessa etapa de sofrimento e esperanças. Além disso, nosso Fundador viveu aqui – o Bem Aventurado Guido Maria Conforti – deixando rastros de sua santidade.
Até agora, muitas foram as oportunidades de conhecer algo de novo por aqui – para alguns pode parecer turismo – mas na verdade todas elas tiveram um sentido muito pessoal, e deste modo fui percorrendo um pouco os passos de nosso fundador, passando por lugares históricos, alguns registrando em fotografias e tantos outros no coração.
Nossas aulas de Língua Italiana iniciaram 26/09, ou seja, tivemos quase um mês para conhecer um pouco desse universo. Outra maneira de auxílio à nossa Inculturação se dá no empenho pastoral junto às comunidades. Estou na Paróquia da Transfiguração e acompanho um grupo de jovens, vou a um Grupo Escolar na Villa Ghidini (muito parecido com a “pastoral do menor” lá ajudamos a fazer os exercícios da escola e juntos praticamos alguns esportes), e Ajudo um Grupo de Lectio Divina, formado por casais. Vejo em todos esses empenhos oportunidades valiosíssimas de partilhas, e sobretudo de aprendizado.
Caminhos foram abertos e me deixei guiar pelo Santo Espírito de Deus, que conduz nossa vida abrindo o nosso coração na simplicidade e deixando Deus conduzir nossos passos, pelos caminhos que Ele deseja, não nos nossos, mas naqueles que Ele nos levar... na simplicidade, na ternura, na paciência em Deus.

Renovamos deste modo, nosso compromisso de rezar uns pelos outros!

Aos pés da estátua do Fundador - Dom Guido Maria Conforti


Comunidade de Teologia de Parma - Itália


Comunidade da Casa Madre - Parma - Itália


23 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo trabalho que realizam.
Agora, entedi melhor o que é a congregação Xaveriana e o trabalho que realiza. Achei muito legal, acho que é isso que faz a diferença; agora posso falar com entedimento para os outros sobre o assunto, vou imprimir essa matéria e divulgar. Obrigado por lembrar desta pessoa, se precisares de algo pode contar comigo, boa vontade eu tenho,e acho que é isso que o mundo precisa: de pessoas que querem fazer e vão atraz para realizae ao inves de ficar criticando e colocando defeito em tudo. QUE DEUS ABENÇOE O TRABALHO DE VOCÊS.
mara-regina_@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, Francisco!
Muito bonito o seu testemunho...

"Belém tomava conta dele, envolvia-o com as suas saias que eram aquelas mangueiras-mães carrregadas."
(Dalcídio Jurandir - Belém do Grão Pará)

Muitas Bênçãos aí pra vc!
Professora
Simone

Anônimo disse...

Francisco,

Tenho recebido e lido suas mensagens. Não esqueço do meu amigo e produtor de nossa revista comemorativa. Rezo sempre por você. Deus o abençoe sempre.
Abraços em Cristo,

jaci-moura@uol.com.br
Jaci e Silvio

Anônimo disse...

Oi Francisco, que vc possa mesmo mergulhar sem medo nessas aguas mais profundas.É maravilhoso qdo a gente entende o que é missão. Nos lançamos sem medo e sem reservas. Com vcs aprendi amar a Congregação Xaveriana
e assumir meu batismo como discipula missionária de Jesus Cristo, onde Deus me colocou. Que Deus os abençoe muito.
Amo vc com a ternura de Cristo
Abraço fraterno.
Rita

Anônimo disse...

Francisco carissimo,
ho letto e ringrazio per la condivisione!
Uma preghiera reciproca!
Pe. Giovanni.
murazzo@terra.com.br

Anônimo disse...

olá irmão! Graça e paz em Cristo Jesus! fico muito feliz pelo teu sim a Cristo , pelo opção pelos mais pobres. tô postando aqui pra dizer que abrir o blog, ainda não deu tempo de ler tudo, mas sempre q possível vou tá escrevendo aqui! abraço fraterno de seu amigo de Tucumã - Pa josimar brito.
Deus abençoe vcs sempre! Santique o seu ministério e confirme sempre a cada dia tua vocação!
" a felicidade só é de verdade quando compartilhada"

Tiago disse...

Caro Francisco,

Realmente o texto ficou muito bom. Espiritual ao mesmo tempo que informativo. Que Deus abençoe sua caminhada e vocação.
Forte abraço!

Anônimo disse...

é realmente muito lindo!
Abraços de sua Familia...
Benedita Moraes

Anônimo disse...

Oi Francisco lindo testemunho, já passei seu blog p varias pessoas aqui, p que conhece um pouco sobre a missão de vcs.
Abraço missionário
Em Cristo
Rita

Anônimo disse...

oi, Francisco saudações fraternas!!!
fico feliz por você, por essa nova experiencia que vc esta fazendo e se lançando nesse mar novo, considero algo bastante positivo siga sempre em frente, pois na vida é preciso acreditar e agir, principalmente na vocação.
parabéns!!!
não perga nunca sua motivação pois, ela é mola que fará vc ir sempre mais longe a cada dia.
estar na casa da Congregação, nos caminhos q seu fundador andou é a maior de todas as graças em sua vida.
neste dia que celebramos todos os santos de Deus q vc a cada dia deseje ter os mesmos sentimentos q levaram seu Pai espiritual a fundar a congregação sendo fiel ao carisma. confie sempre no Espirito santo e tenha sempre os olhos fixos em Jesus Cristo.

Anônimo disse...

BOA NOITE QUERIDO,QUE AS BÊNÇÃO DO ESPIRITO SANTO ESTEJA SEMPRE SOBRE VOCÊ E SEU ♥. PARABÉNS FELICIDADES NA SUA CAMINHADA COM JESUS CRISTO POIS PARA ESTE GRANDE PAI DEVEMOS ESTÁMOS SEMPRE FIRMES??? FIQUE COM DEUS.E A SAUDADE CONTINUA VIU.

socorrinhagomes@yahoo.com.br
03/11/2009

Anônimo disse...

MEU QUERIDO FRÂNCISCO,EU ESQUECI DE COLOCAR MINHA CIDADE.
HORTOLÂNDIA SÃO PAULO
OBRIGADA POR TER LIGADO PARA MIM!!!


socorrinhagomes@yahoo.com.br
dia 15/011/2009,irei um encontro com os nossos xaverianos em piracicaba, depois eu te conto.

Tiago Eurico disse...

Que bom Francisco que este blog está sendo um ponto de encontro entre várias pessoas para difundir a palavra de Deus dentro do carisma dos xaverianos.

Tiago Eurico disse...

Quem quiser publicar e colocar o nome é simples. no formulário de comentários tema opção NOME/URL
nesta opção poderá digitar seu nome somente e a mensagem que deseja, assim fica bem identificado seu comentário, ok?

forte abraço meus irmãos

rosenilda disse...

ola caro amigo. a paz de jesus esteja contigo,nem sei o q dizer,o blog esta maravilhoso.da saudades.o q eu te digo e ..., vai missionario do senhor ,vai trabalhar a messe com ardor....estamos rezando por vcs.q n senhora de nazare,te cubra com seu manto.q o senhor te abençoe,abraços fraterno...nilda

fr. wagner cssr disse...

blz, a paz do sr.

é muito bom acompsanhasr os teus passos meu santo amigo e tbm de td a tua familia religiosa.
sucesso nesta tua nova stapa, qwe deus sempre ti abençoe.
grd abrço fraterno.
deste teu amigi e irmão em cristo

fr. wagner c.ss.r

Rafael Donizete Corrêa disse...

Paz e bem irmão!
Que Deus te ajude nessa nova etapa de sua caminhada, deixando-te modelar pelo Mestre, pois como você mesmo disse que "sabe da importância desse esforço, de se sentir criança outra vez, de se deixar formar, aprendendo com os erros, e a cada dia prova o sentir de que não está sozinho." Vai a fundo no estudo da teologia, confiando na atuação de Deus em sua vocação, nessa bela missão a que Deus te chamou.

Um grande abraço!
donizete.correa@gmail.com

Anônimo disse...

e' muito mais dificil que se possa imaginar! parabens e' so' o comeco forca!!!

marinildo dos santos
ABAETETUBA_PARA'- BRASIL

Anônimo disse...

Francisco,
Ainda que eu falasse a língua dos anjos sem amor eu nada seria. Esta frase veio à minha mente quando lí este seu pequeno texto. Tenho certeza que você está vivenciando a sua fé da melhor maneira possível: dividindo com os que precisam. Parabéns e "por esta estrada vai, vai, e não olhes pra trás".
André Martinez - Banda Querulus
Hortolândia/SP - Brasil

Unknown disse...

Francisco, obrigado! Desejo a voce e a todos os estudantes em formacao otima caminhada! e Feliz dia do Fundador! Hoje ja celebramos a missa em memoria do nosso Pai e Fundador. Ha dois dias atras recordamos a morte do Pe Sandro Sacchetti, meu mestre de novicos e pra mim foi um grande exemplo e testemunho de fe, de amor a Deus, de amor ao nosso Fundador e de amor pela nossa Familia Missionaria. Me lembro de quando que nos falava de Dom Guido, sobretudo dos momentos dificeis de sua vida, pe Sandro se emocionava demonstrando grande amor pelo Fundador e pela nossa Familia. Com ele tambem aprendi a amar o Fundador e a nossa Familia Xaveriana! Que voces estudantes possam cultivar o amor e a pertenca 'a nossa Familia, e que pela intercessao de Padre Sacchetti possam aprender que somos uma Familia e quenao somos orfaos, mas temos um Pai Fundador, o Bem Aventurado Guido Maria Conforti. Pe. Augusto, sx

Anônimo disse...

Querido Francisco, peço desculpas por estar um pouco ausente, contudo nunca esqueço de você. Quero que saiba que fico feliz por saber que foi bem recebido, e mais feliz ainda pelas suas palavras que demonstram satisfação por contribuir com a obra de Deus.
UM GRANDE ABRAÇO!
Adriana - drik_dias1@yahoo.com.br
Abaetetuba- Pará

Marco disse...

Ciao Fancisco, sono belle parole quelle che hai scritto e vedo con gioia che sei entusiasta della scelta che hai fatto. Noi della Trasfigurazione e in particolare del Gruppo Ecuador siamo molto contenti di averti tra di noi perché sono sicuro che con la tua esperienza potrai darci tanto e sono anche sicuro che potrai ricevere altrettanto. Noi speriamo di aiutarti ad adattarti al meglio a questa nuova nazione e città.
Volevo farti i complimenti da parte di tutti per l'italiano, hai imparato molto velocemente

Anônimo disse...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]kaufen cialis[/url] cialis generika
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis generico[/url] dove acquistare cialis
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]comprar cialis[/url] cialis precio espana
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]acheter cialis[/url] cialis pas her