quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Em tudo, Deus! Notícias sobre o Thyphoon




por Angelo Cartelli Junior
Com. Teologia - Manila - Philippines

Cara comunidade de filosofia e amigos do Brasil! Realmente tomamos um susto naquele final de semana, em particular eu, que nunca tinha estado tão perto de uma realidade assim. todos os nossos confrades estão bem, apenas a casa regional sofreu alguns prejuízos materiais, pois como a água cobriu praticamente o primeiro andar da casa, se perdeu todos os aparelhos eletrônicos, como computador, Xerox, geladeira... contam que a água chegou de repente, abriu a porta da frente, e pensando que ela não fosse subir mais do que estava, começaram a colocar as coisas em cima das outras e não se preocuparam em sair de casa. Minutos depois foram obrigados a subir para o segundo andar, não podendo salvar muita coisa, assim, ficaram todo o sábado sem comida.


Nós ficamos na angústia de não poder fazer nada na hora, apenas se comunicando por celular enquanto se tinha bateria. Na casa de teologia não houve problema, mas algumas das nossas comunidades (capelas) víamos o povo passando na rua carregando as coisas, no dia seguinte não tinha nenhuma condição de nem rezar missas.

No domingo pela manhã quando a água já tinha ido embora e era possível andar nas ruas. O Pe. Aldo com os estudantes foram para a região da casa regional, foram ver os padres e limpara a casa na esperança de salvar alguma coisa. Na segunda não tivemos aula, tudo parou, na terça a minha classe foi ajudar a organizar os mantimentos doados, destinados às vítimas das enchentes. Um trabalho de formiga, mas cada sacola de arroz que nos repassava eu rezava pedindo para que quando chegasse nas famílias, levasse muitas bênçãos e muita força para recomeçar... foi uma experiência legal poder ajudar!

O que aconteceu na verdade foi um thyphoon (tornado), os estudiosos classificam em 1,2,3. o governo anunciou minutos antes que era o 3, o mais fraco, mas todos os filipinos estão convencidos de que pelo tamanho do estrago foi um 1, pois dizem que num único dia choveu mais do que o normal de uma temporada de chuva; um recorde de 40 anos. O centro do thyphoon estava no mar chegando até nós apenas as correntes de ventos acompanhados de muitas chuvas. Com certeza o governo omitiu para não criar pânico. Mas rezo para que Deus nos abençoe!

Estou com vocês em minhas orações.









Um comentário:

Gleucon Amaral - Piracicaba-SP disse...

Oi Angelo tudo bem? Te mandei um e-mail estes dias.
Muito legl o seu blog. Foi o Pe. Mario que me passou! Aguardo sua resposta. Abraço