quinta-feira, 17 de março de 2016

ConVOCAÇÃO 2016!!!

A Comunidade do NOVICIADO realizou nos dias 05 e 06 de Março (Sábado e Domingo) o I CONVOCAÇÃO, encontro vocacional aberto aos jovens de 15 a 30 anos (masculino e feminino), na Paróquia São Guido Maria Conforti (Hortolândia - SP). Participaram cerca de 47 jovens, da própria paróquia e advindo das cidades próximas como, Piracicaba e Limeira. O encontro ocorreu na chácara xaveriana “Todos irmãos”, com a chegada dos participantes no sábado (05) as 8:00hs. Após o credenciamento, reuniram-se para o momento de acolhida, orientações, oração, onde se agradeceu a Deus pela resposta e abertura que cada jovem colocou para esses dias de vivência. Após isso, houve o café da manhã, espaço que serviu também para integração entre os presentes.
Acolhida e oração inicial com Evanderson e Ir. Catarina
Além dos xaverianos anfitriões, padres (Pe. Lucas, Pe. Alfiero, Pe. Giovane) e formandos (Evanderson, Everson, Geovanni, Gilberto, Giomar), estiveram colaborando e dinamizando o encontro os religiosos e religiosas: Ir. Catarina da Silva (Xaveriana); Ir. Aparecida Bianchini (Franciscana da Beata Angelina); Ir. Eleonor (Congregação São Paulo de Chartes); Ir. Isabel da Costa (Marykoll of Dominicanas); Pe. Thiago Rodrigues (Xaveriano, Curitiba-PR); Pe. Domênico Borrotti (Xaveriano, Superior Regional); Pe. Gabriel Guarnieri (Xaveriano, Coronel Fabriciano-MG). Também lideranças leigas da paróquia São Guido: o casal Geraldo e Lucelena; a leiga consagrada Cidinha.
Noviço Geovanni Castelli
O encontro abordou 4 eixos temáticos, procurando de maneira sistemática oferecer uma visão panorâmica sobre VOCAÇÃO:
1)- ‘Deus te chama pelo nome’- iluminada pelo texto bíblico de 1 Samuel 3, 1-19, destacou a vida como a primeira vocação, a família como lugar do cuidado desta vida e a responsabilidade na educação da fé realizada em comunidade. Enfatizou-se ainda o diálogo entre Quem chama (Deus) e Quem é chamado (Homem), os lugares onde Deus chama (que não é no extraordinário, mas na vivência do cotidiano) e a reação do vocacionado diante do chamado (o sentimento de incapacidade, o resistir em aceitar, o questionar-se sobre como ocorrerá tudo isso).
Noviço Giomar Henrique
2)- ‘Aquele que vos chamou é fiel’- meditação bíblica sobre a vocação, reconhecendo que é Deus o sujeito nesta relação, sendo Ele quem primeiro escolhe o ser humano. Reconhecer isso possibilita responder “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6, 8).
Noviço Everson Kloster falando sobre o tema

3)- ‘Projeto de Vida como instrumento no processo de discernimento vocacional’- refletiu sobre a importância de elencar os sonhos, as metas, identificando a realidade individual e a necessidade de dar passos para alcançar o ideal. O Projeto de Vida torna-se assim uma construção permanente, configurando-se na ferramenta que proporciona sintonizar o caminhar pessoal com os sonhos de Deus para a humanidade. Aqui a frase “qualquer coisa me serve”, não cabe.
Noviço Gilberto Santos conduzindo a reflexão com os jovens

4) ‘Onde Deus me chama?’- pinceladas sobre as vocações específicas na Igreja, enfatizando que cada uma possui sua importância e riqueza: Vocação à Vida Religiosa Consagrada; Vocação sacerdotal; Vocação matrimonial; Vocação leiga na Igreja. 
O casal Geraldo e Lucelena falando sobre a vocação matrimonial
           Concluiu-se o sábado com o terço vocacional missionário, seguida da Celebração Eucarística presidida pelo padre Thiago Rodrigues.


Pe. Thiago na Missa campal com os jovens 
          O domingo (06) iniciou com a Missa na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, presidida pelo padre Alfiero e animado pelos participantes do encontro. Após, ofereceu-se o café da manhã, prosseguindo com os trabalhos em grupos. Para este momento, dividiu dois grupos: rapazes e moças. Aos jovens, os Xaverianos apresentaram o carisma da congregação, a história, e responderam as perguntas e curiosidades indagadas pelos mesmos. Com as jovens, as irmãs se reuniram e dinamizaram o encontro falando da especificidade de cada família religiosa e esclarecendo as perguntas suscitadas pelo grupo.

Momento penitencial junto a Cruz

No período da tarde foi momento de avaliar o encontro, fazer encaminhamentos para os que desejam iniciar um acompanhamento mais de perto e agradecer a presença e a disponibilidade de todos. Concluiu-se assim com a Celebração da luz as 17:00hs, enviando os jovens participantes para os seus respectivos ambientes e comunidades. Certamente os dias vivenciados em grupo foram espaços ricos da graça de Deus, que suscitou no coração de cada participante a luz do chamado. Que este despertar seja agora cultivado no dia-a-dia e que a resposta generosa e alegre seja em favor do Reino, na diversidade das vocações existentes na Igreja.

Encerramento do encontro

“Surisawa!” (Alegria!)

Nenhum comentário: