quarta-feira, 23 de março de 2016

‘Tesão’ pelo Reino....

A primeira imagem que certamente nos remete a palavra “tesão”, conecta-se ao sexo (desejo, impulso sexual, excitação), porque assim passou a ser usado o termo na sociedade. Convém aqui explicar o seu emprego no presente texto e para isso toma-se como base a sua etimologia, segundo o dicionário Aurélio (1999, p. 1951), do latim tensione, “tensão”, significando “força, intensidade”. É neste sentido que se quer partilhar o tema trabalhado no I NOVINTER (Encontro de noviços das diversas congregações masculinas e femininas) promovido pela CRB-Regional Campinas, nos dias 06 a 11 de março de 2016, na Casa de Retiros “Siloé” (Mosteiro de São Bento), cidade de Vinhedo - SP.
O encontro teve como tema “Opção fundamental e afetividade”, assessorado pela Ir. Maria Aparecida Pieroni (Ir. Cidinha - Psicóloga). A chegada ao local foi no domingo a noite, marcada pelo jantar, acolhida, apresentação da dinâmica do encontro a ser vivenciada ao longo da semana, e a oração conduzida por nós, Xaverianos.

Na segunda-feira (07) e assim todos os dias, as atividades iniciaram com a missa as 7:00hs, seguida do café e logo após o desenvolvimento do tema no auditório. O primeiro dia foi momento de integração, conhecimento do outro, aproximação e formação de Grupos de Vivência a serem usadas ao longo do ano. Serão 5 encontros no decorrer de 2016 e o último acontecerá em outubro.
No segundo dia desenvolveu-se o tema, servindo dos diversos instrumentos: filmes, explanações, dinâmicas, grupos, plenária, etc. Foi um convite a olhar a própria caminhada, tomar consciência da etapa formativa que é o ‘noviciado’ (novidade de viver o seguimento de Jesus na Vida Religiosa Consagrada, como nos foi lembrado). Nessa busca, a opção fundamental da própria Vida Religiosa por Jesus Cristo e seu Reino, assim como a afetividade como dimensão da pessoa humana, necessita ser conhecida, cultivada, trabalhada, para que a consagração religiosa não seja uma fuga e possa de fato expressar a sua beleza profética no mundo.
Todo o trabalho desenvolvido recordou que nenhuma pessoa pode viver sua sexualidade por instinto, como vive um animal qualquer. É preciso um autoconhecimento como pessoa para incluir o próprio processo da opção vocacional, considerando que o seguimento de Jesus Cristo implica identificar-se (ser) com Ele e não apenas imitá-lo (fazer). Com base nesta identificação, o consagrado é chamado a canalizar todas as suas energias para a expansão e concretização do Reino na humanidade inteira.

Além da abordagem temática oportuna e atual, o encontro favoreceu a comunhão, a partilha, a amizade, e constituiu-se espaço de crescimento vocacional a todos os participantes. Que sejam encontros produtivos e alegres no decorrer do ano que apenas inicia seu ciclo! Boa caminhada a todos nós!

Nenhum comentário: