quinta-feira, 19 de maio de 2016

173 anos da IAM no mundo...

“De todas as crianças do mundo, sempre amigos!”
 Na data de hoje, 19 de maio, a Infância e Adolescência Missionária, celebra os seus 173 anos de existência. É sempre oportuno recordar como tudo começou, pois, fazer resgate desta fonte nos possibilita entender a sua identidade e proposta. Tudo começa com Dom Carlos de Forbin-Janson, bispo de Nancy, França, em 1843. Ele, deparando-se com a realidade vivida na China naquele período, sobretudo das crianças, a partir da carta de missionários alí presentes, quis dar uma resposta concreta. Propôs assim às crianças da França, uma espécie de “corrente”, onde cada criança deveria  ajudar outra criança por meio de dois recursos: a oração e a ajuda financeira. Cada criança deveria assim rezar uma Ave-Maria por dia e fazer uma pequena doação em dinheiro por mês, fruto do seu sacrifício. O dinheiro arrecado era destinado aos missionários para o trabalho com as crianças chinesas.
As crianças da França responderam com entusiasmo este projeto e assumiram em cheio este compromisso.  Assim nasceu a Obra Pontifícia da Santa Infância, hoje conhecida como Infância Missionária. Com o passar dos anos se espalhou pelo mundo inteiro, alcançando milhares de crianças necessitadas de todos os lugares, culturas, raças e crenças. Chama-se INFÂNCIA porque as crianças são os protagonistas nesta missão, dedicando-se em favor de outras crianças do mundo inteiro. O nome também remete à infância do Menino Jesus, devoção  existente na França. É MISSIONÁRIA porque educa as crianças no crescimento da Fé, através de atividades missionárias numa visão universal. Nesse sentido, está agregado à Pontifícias Obras Missionárias - POM, englobando todo o mundo e assumida por toda a Igreja. Possuem como referência a vida de São Francisco Xavier e Santa Teresinha do menino Jesus, padroeiro das missões, pessoas que viveram ardorosamente o carisma universal missionário.
IAM Comunidade Santa Edwirges (preparação Dia das mães)- Paróquia São Guido Maria Conforti
A paróquia São Guido Maria Conforti, por meio dos grupos existentes na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Edwirges, testemunham e dão continuidade a este sonho que já é uma realidade viva do evangelho em toda a Igreja espalhada no mundo. Como celebração desta data especial de aniversário, tradição nos últimos anos na Igreja do Brasil, será celebrado no dia 29 de maio a 4ª Jornada Nacional, com o tema: "IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa". O cartaz da campanha expressa muito bem a sua finalidade, que é mostrar o apoio da IAM do Brasil à Europa, evidenciado por meio da ligação dos mapas e com as cores dos continentes. Acentua a presença das crianças dos continentes em caminhada, recordando a ideia de missão, de ida e serviço, com destaque ao menino representante da América, que leva o cofrinho da IAM em direção a figura do Papa Francisco, representando assim todo o apoio da Igreja Católica.
Na arquidiocese de Campinas, onde estamos inseridos, ocorrerá o tradicional e tão esperado “Bate Lata”, com o objetivo de celebrar os 173 anos da IAM e sensibilizar toda a sociedade para a participação na missão universal. A concentração será as 9:00hs, na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, de onde sairá a caminhada com destino a Paróquia Conceição de Nova Aparecida, onde ocorrerá a missa as 10:00hs. Nesta celebração, as crianças e adolescentes da IAM farão a consagração e a entrega dos cofrinhos, cuja coleta será destinado para o continente Europeu.  

Participe conosco você também!!!

Nenhum comentário: