sábado, 19 de junho de 2010

O DISCIPULADO – ROSTO HUMANO E ESTUDOS


Por Emerson Alves dos Santos
Com. Filosofia - Curitiba - PR

“A formação dos xaverianos, animada pelo Espírito, é uma obra de conjunto que envolve todo o Instituto, a família, a paróquia, a escola, o ambiente social e, de modo especial, os jovens em formação e os seus educadores. Constitui particular responsabilidade destes últimos fazer convergir, harmonizar e a dar espaços a estes fatores, a fim de que a formação atinja a sua finalidade.” (Const. 57)

O estudo na vida do xaveriano é extremamente importante, pois o ajuda a ter um comportamento responsável e prepara-o para as exigências da missão ad gentes.
Neste sentido, o jovem estudante que deseja fazer parte da Família Xaveriana deve ter um sério comprometimento com os estudos, crescendo gradualmente nos mesmos; conciliar os estudos e as demais atividades diárias, lembrando sempre que estar fisicamente bem ajuda-o em seu desenvolvimento intelectual; ter a capacidade de se adaptar aos diversos ambientes formativos e às pessoas com quem convive, procurando entender a realidade e os costumes do local em que está inserido, sem perder sua própria identidade.
A exemplo de Cristo, o estudante deve procurar ser solidário com as pessoas, percebendo suas dificuldades e ajudando-as a crescerem. Por aspirar à vida missionária, deve sempre estar atento aos acontecimentos mundiais. Para isto é favorável a leitura de revistas com enfoque missionário e jornais. A vocação missionária exige responsabilidade e doação. Estas podem ser adquiridas com a ajuda dos formadores. Os trabalhos cotidianos também ajudam a desenvolver habilidades que servirão na resolução de pequenos problemas do dia a dia.
Portanto, ter a capacidade de encontrar Cristo na oração, nas pessoas ao seu redor, nos trabalhos que desenvolve e também nos estudos que o ajudam a crescer fará do jovem estudante um bom missionário, construtor do Reino de Deus.

Nenhum comentário: