terça-feira, 26 de julho de 2016

Juventude Xaveriana...2º Encontro preparatório

(Giomar Henrique Clemente)
JUMIX- Paróquia São Guido e Nossa Senhora Aparecida
“Vocês são a luz do mundo” (Mt 5, 14)

A Paróquia São Guido Maria Conforti em articulação com o Noviciado Xaveriano (Hortolândia-SP), realizou com a juventude o II Encontro preparatório para o 'encontrão' da Juventude Xaveriana a ser realizado no próximo mês, em Londrina (PR). Ocorreu no domingo, 24 de julho de 2016, às 15hs, na Comunidade São Pedro, tendo como tema “Nossa missão no mundo com o olhar de misericórdia”, iluminados pelo texto bíblico “Vocês são a luz do mundo” (Mt 5, 14). Houve participação de 20 jovens, advindos também jovens da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Jd. Rosolém), como ocorreu no primeiro encontro.
O encontro iniciou com a acolhida de todos, de maneira especial aos novos integrantes que foram apresentados. Quem coordenava fez uma breve recordação do primeiro encontro, ocorrido no dia 10 de julho, assim como o compromisso deixado para ser realizado a partir dele. Esta recordação ajudou a situar os participantes no caminho que está sendo feito rumo ao Encontro anual, assim como a proposta e finalidade do grupo. Em seguida passou-se para a oração. Os participantes foram convidados a caminhar pelo ambiente do encontro e observar os símbolos colocados, as imagens, as palavras, e escolher uma das frases espalhadas na sala que definia o “Ser missionário”. Depois, todos sentados na grande roda, cantou-se a invocação do Espírito Santo, e cada um foi orientado a rezar sua semana, sua vida. Os sinais centrais do encontro, sal e vela, foram passados de um a um, enquanto se cantava. Nesse ambiente fez-se a proclamação do Evangelho de Mateus 5, 13-16. Da leitura ressaltou-se o questionamento “O que estou fazendo com a luz e o sal que sou eu?”.
Dinâmica inicial
No aprofundamento do tema, falou-se sobre a existência dos diversos grupos de jovens na paróquia, e que cada um possui sua identidade e metodologia de trabalho. Nesse contexto, a proposta da Juventude Xaveriana também possui sua peculiaridade, como recordava o Pe. Alfiero no último encontro, quando falava a respeito dos carismas. Lembrou-se ainda, que o projeto e sonho em movimento, é uma caminhada que continua após o ‘encontrão' de agosto, para dar prosseguindo no aprofundamento e construção do rosto como Juventude organizada.
Na sequência, assistiu-se o vídeo “Comunidade que acolhe”, abordagem sobre o trabalho missionário do Pe. Pascal na região do Pará, parte da novena missionária de 2015, organizado pelas POM. Logo após, promoveu-se espaço para conversas em grupo sobre duas questões: 1)-Como ser Igreja em saída? 2)-Que reflexões o tema do encontro provoca a partir do vídeo? Entre o tempo de cinco minutos, os jovens conversaram nos grupos e retornaram para a plenária, partilhando o debate suscitado. Na partilha, sobressaiu: Que o ideal de ‘fazer do mundo uma só família’, implica em começar a tratar o outro como irmão, iniciando no meu pequeno grupo. O próximo não me é estranho; Ao criar cada pessoa, Deus lhe confiou uma missão. Assim sendo, cada um deve se esforçar em descobrir, deve acolher e viver esta missão; Ser o evangelho vivo. Presentear o outro com a alegria de ser de Cristo, e esta alegria nos arrasta para além-fronteiras, se preciso; Entender Igreja em saída em dois aspectos. Primeiro, como saída do templo (parede) por meio de visitas. Segundo, como Igreja que escuta, acolhe, começando com aqueles que já estão nela; A Igreja não é somente casa de Deus. É também a nossa casa, lugar de partilha, de acolhimento e solidariedade. 
Grupos de trabalho
Após a partilha, quem coordenava o aprofundamento do tema fez as considerações necessárias. Depois passou-se para o momento dos avisos, informar a respeito das inscrições, atividades de arrecadação de verbas para a viagem, apresentação cultural, entre outros. Concluiu-se o encontro com a oração, onde cada participante foi orientado a meditar a frase escolhida no começo do encontro sobre “Ser missionário”, e foi desafiado a construir seu conceito de missionário. Assumiu também o compromisso de rezar durante a semana por uma pessoa do grupo. A escolha seguiu a dinâmica da roda, escolhendo quem estava à sua direita. Após isso houve partilha do lanche.
Juventude Missionária Xaveriana
Parabéns aos jovens que corresponderam ao convite! A próxima atividade será no dia 07 de agosto, tendo também a participação da família e dos Leigos Xaverianos. Aguardamos a todos! Que São Guido Maria Conforti interceda as bênçãos de Deus sobre cada um de nós! Amém!


Nenhum comentário: