quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Na presença da Eucaristia...

(Giomar Henrique)
Para nós xaverianos e assim toda a família xaveriana espalhada no mundo, a quinta-feira é por acentuação especial o dia de nos deter em adoração, mesmo por alguns minutos, diante do Santíssimo, pois, é Ele que nos chama e nos envia constante.
O segredo de toda amizade profunda é sempre a ‘presença’, mesmo quando separado pela distância do espaço geográfico. Para os cristãos, e especificamente aos xaverianos, permanecer algum tempo diante de Jesus Eucarístico é cultivar esta amizade que dá significado para o nosso chamado missionário. Nesse sentido, recordo alguém que orientava-nos um retiro anos atrás, e destacava o seguinte: “Devemos manter contato frequente com Aquele que nos envia”. E este contato é o segredo precioso de toda vocação. São Guido Maria Conforti na Carta-Testamento nº 10, destaca três aspectos importantes para a nossa vida missionária:
“E ao despedir-me de vós, permiti que, resumindo o que já foi dito, eu exprima um voto: o voto de que a característica que deverá distinguir os membros presentes e futuros da nossa Pia Sociedade, seja sempre a resultante destes coeficientes:
-Espírito de Fé viva que nos faça ver a Deus, procurar a Deus, amar a Deus em tudo, excitando em nós o desejo de propagar seu Reino por toda a parte;
- Espírito de Obediência pronta, generosa, constante em tudo e a todo custo, para alcançar a vitória prometida por Deus ao homem obediente;
- Espírito de Amor intenso pela nossa família religiosa, que devemos considerar como Mãe e de caridade à toda prova pelos membros que a compõem; ”

Que unidos na oração possamos construir o Reino de Deus!

Nenhum comentário: